eu te ajudo!
A anatomia feminina não ajuda, infelizmente!
A vagina tem algumas funções distintas e com o passar dos anos, a função de sustentação que depende de um sistema: músculo-fáscias-ligamentos, que vão se degradando e isso é natural! Isso é chamado também de envelhecimento!
Imagina na mulher que engravida, pari, corre, levanta peso... A ação da gravidade existe, gente!
Fora outras condições como: trabalhar sentada 8h/dia, a luta com a balança, a amamentação, a menopausa...
Isso tudo impacta no assoalho pélvico!
Isso não significa que uma mulher não possa correr, ela pode e deve! Se quiser, se fizer sentido para ela e se for uma filosofia de vida! Desde que, ela também cuide do assoalho pélvico! Fala-se tanto do CORE mas geral finge que o assoalho pélvico não faz parte dele, mas ele faz! A falta de cuidado e atenção com a região pélvica é o que eu quero chamar a atenção aqui!
Agora quero saber: quem aqui corre mas também faz fisioterapia pélvica?
Nota pessoal:
Por anos eu quis correr, participei de uma corrida na rua, 5K! Treinei para isso e sempre fiz musculação! Mas me sentia pesada quando eu corria. Não tinha leveza, sabe!? Entendi que não era para mim!
Já tive paciente que abandonou a fisioterapia para dor na relação sexual porque o parceiro se recusou a ficar sem sexo durante uma fase do tratamento.
Parece chocante, não é?
Mas vejo que os parceiros "trucam" a capacidade que a fisioterapia pélvica tem em ajudar essas mulheres. Eles chegam desacreditados e quando vêem o resultado, são os primeiros a desfrutarem da novidade.
Mulheres, quem sente a dor na penetração? O quanto ela te incomoda e te atrapalha?
Desejo, libido? Impossível de sentir quando tem uma relação imposta (tenho que fazer...), ainda mais com dor!
Sentir dor no início, meio e fim não é normal! Precisa de uma reeducação somatica em dor, desenvolver a percepção de si e do seu corpo. Se apropriar!
Vem que a fisio pode te ajudar!